Superados os primeiros meses da pandemia, a ASBEF, que em março suspendera suas reuniões mensais, retomou suas atividades em agosto, já tendo realizado três reuniões online com seus principais gestores, levando adiante seus planejamentos e suas análises do setor de fundos de pensão e dos planos de benefícios administrados pela BRF Previdência.
A Comissão de Análise Financeira da ASBEF, integrada por ex-executivos das áreas de Finanças, Controladoria, Contabilidade e Ciências Atuariais tem se debruçado com afinco sobre todas as informações disponíveis, com o objetivo de seguir de perto a trajetória dos planos de benefícios que atendem integrantes e ex-integrantes das empresas Sadia, Perdigão e BRF S.A. Para tanto, a Comissão mira-se não somente nos dados divulgados pela BRF Previdência em seus balanços e demonstrações periódicos, como também em tantas outras fontes do mercado financeiro e atuarial.
As reuniões mensais ocorreram em 13 de agosto, 10 de setembro e 8 de outubro. Os temas principais em discussão têm sido o comportamento e o caminhar dos fundos de pensão no Brasil frente ao acometimento da pandemia e a análise da rentabilidade e dos investimentos dos planos de benefícios administrados pela BRF Previdência.
Na última reunião da associação, realizada em 8 de outubro, a Comissão de Análise Financeira destacou em seu relato o comportamento recente dos investimentos realizados pelos fundos de pensão administrados pela BRF Previdência, bem como a evolução da rentabilidade deles.
A boa notícia é que os investimentos tiveram bom desempenho até agosto de 2020. Todos os planos acumulam rentabilidade positiva, ajudando a reduzir os resultados negativos ocorridos em março. Com exceção do Plano II BD, os demais planos obtiveram rentabilidade inferior às suas respectivas metas.
Nos quadros abaixo é possível constatar a evolução da rentabilidade e do patrimônio dos planos desde 2016.
Outubro de 2020.
ASBEF – Seu futuro, nossa luta.
www.asbef.org.br