17.05.2021 – ASBEF PERDE UM DE SEUS ASSOCIADOS ILUSTRES

Faleceu Alfredo Felipe da Luz Sobrinho, que entre seus vários cargos nas esferas pública e privada, foi presidente da então Fundação Attilio Fontana, entidade antecessora da BRF Previdência.

Faleceu às 9h da manhã de hoje, segunda-feira, 17 de maio, em Florianópolis, o advogado Alfredo Felipe da Luz Sobrinho, um dos ilustres associados da ASBEF, ex-Diretor Jurídico e de Relações Institucionais da ex-Sadia S.A. e ex-presidente da então Fundação Attilio Fontana, filiado à ASBEF desde 2011.

Com uma extensa e marcante carreira em órgãos públicos, estaduais e federais, em associações de classe e na iniciativa privada, Felipe Luz iniciou sua trajetória em 1964 no governo do Estado de Goiás. Dessa época até início dos anos 1980 pavimentou sua escalada especializando-se em relações governamentais e ocupando várias posições no Estado de Goiás e no Distrito Federal, quando então passou a atuar na Transbrasil S.A. Linhas Aéreas, onde foi membro do Conselho de Administração e Diretor Vice-Presidente de Marketing até 1986.

Passando a trabalhar na então Sadia S.A. foi membro de seu Conselho de Administração e, de 1990 a 2005, foi seu Diretor de Relações Institucionais e Jurídico, saindo para exercer Secretarias de Estado em Santa Catarina. Naquela Unidade da Federação, acumulou, entre 2006 e 2007, as Secretarias do Planejamento, depois da Agricultura e finalmente da Fazenda quando então reassumiu, no início de 2007, o cargo de Diretor de Relações Institucionais e
Jurídico da ex-Sadia S.A., posição que exerceu até 2009.

Foi Diretor Presidente da então Fundação Attilio Francisco Xavier Fontana de 1998 a 2004 e, em 2005 foi nomeado Presidente do Conselho Deliberativo daquela entidade até 2011 quando a FAF deu lugar à atual BRF Previdência. Entre 2001 e 2002 também foi nomeado membro titular da Câmara de Recursos do Conselho de Gestão da Previdência Complementar e membro titular do próprio Conselho de Gestão da Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social. De 2003 a 2007 também integrou o Conselho Fiscal da CELESC S.A. – Centrais Elétricas de Santa Catarina.

Por mais de uma década atuou à frente de entidades do agronegócio, com destaque para o setor de carnes e entre 1998 e 2009 liderou a então ABIPECS – Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (hoje ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal), onde primeiramente foi eleito presidente, e posteriormente passou a Coordenador e membro do Conselho Deliberativo.

Por sua experiência e especialização e por seu profundo conhecimento das questões fitossanitárias e comerciais que envolvem o mercado de carnes, nacional e internacionalmente, Felipe Luz desenvolveu forte atuação no agronegócio brasileiro, desempenhando papel decisivo no desembaraço e na abertura de mercados internacionais para a carne suína e para o frango brasileiros, rompendo barreiras em países do Oriente Médio, da Europa, do Leste Europeu , de nações que integravam a antiga União Soviética e da China.

Já detentor de diversas condecorações, entre elas a Medalha do Mérito Aeronáutico, a Medalha da Ordem do Mérito Brasília, a Medalha do Mérito Tamandaré, diplomas da Ordem do Mérito Judiciário, do Mérito Militar e do Tribunal Superior do Trabalho, no início de 2018 Felipe Luz viu seu trabalho mais uma vez reconhecido e premiado ao receber a Medalha do Mérito Anita Garibaldi, condecoração concedida pelo Governo de Santa Catarina em homenagem a seu trabalho de décadas no combate da febre aftosa, favorecendo a liberação internacional das exportações brasileiras de carnes.

Felipe Luz deixa a esposa, dona Maria Marta Silvestre de Faria Luz, os filhos Antonio, Alexandre e Guilherme, noras e um neto. O velório, restrito aos familiares, acontecerá amanhã, dia 18, às 10h, no Crematório Vaticano Itacorubi, em Florianópolis.

Os interessados em enviar mensagens de condolências devem enviá-las para o e-mail mmartaluz@gmail.com

São Paulo, 17 de maio de 2021.

ASBEF – Seu futuro, nossa luta.

www.asbef.org.br