07.08.2021 – Neste 7 de Agosto de 2021, Attilio Fontana faria seu 121° aniversário

“ A esta altura do relato de minha vida de trabalho, quero fazer menção especial à iniciativa mais particularmente grata ao meu espírito comunitário: a Fundação Attilio Francisco Xavier Fontana”, destaca o empreendedor nas páginas finais de sua autobiografia “História de Minha Vida”.

Nascido em 7 de agosto de 1900, no povoado de Arroio Grande, distrito de Silveira Martins, no Rio Grande do Sul, Attilio Francisco Xavier Fontana, o oitavo filho do casal de imigrantes Romano Fontana e Thereza Dalle Rive, percorreu os caminhos de uma vida notável, marcada pela abnegação, pela superação, pela tenacidade e pelo pioneirismo.

Empreendedor nato desde os oito anos de idade, quando comprava seis bolachas por um tostão e vendia cinco pelo mesmo valor, conhecendo o sentido do lucro, Attilio trabalhou duro na lavoura primitiva, carreou vara de suínos e transportou forragem pelas rotas então precárias e pedregosas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, ceifou trigo, enfardou alfafa, comercializou secos e molhados, administrou hotel de povoado até se tornar industrial.

E foi aos 44 anos, já com um extraordinário traquejo administrativo e financeiro, obtido como autodidata, que em 1944 Attilio assumiu o compromisso de encampar o ativo e o passivo de uma organização industrial – um moinho de trigo e um frigorífico quase falido – e compor uma sociedade anônima na cidade de Concórdia, SC, à qual ele deu o nome de S.A. Indústria e Comércio Concórdia. Logo que assumiu, Attilio tirou daquela razão social as primeiras letras – SA – e lhes juntou a última sílaba de Concórdia – DIA -, formando o nome SADIA, que se transformaria, ao longo das décadas subsequentes, numa marca nacional e internacionalmente conhecida pelo alto padrão de qualidade em alimento.

A então Sadia Concórdia tornou-se um grupo empresarial dos mais influentes no agronegócio brasileiro. Foi responsável pela implantação no País do sistema de fomento agropecuário na suinocultura e na avicultura, forneceu à mesa dos brasileiros e de consumidores de dezenas de países os mais variados produtos alimentícios destacados pela alta qualidade, além de levar o Brasil à liderança na produção e exportação de carne suína e de frango.

Mas foi num empreendimento de natureza social que Attilio reconheceria sua maior compensação: a Fundação Attilio Fontana – FAF -, criada por ele em 1976, com o objetivo de proporcionar aos empregados planos de benefícios de natureza previdenciária complementar, através da suplementação de aposentadorias e pensões. E a satisfação do fundador pode ser constatada na declaração por ele expressa na página 268 de sua autobiografia “História da Minha Vida”:

“Pelo seu espírito e finalidade, a Fundação é hoje, em nosso complexo empresarial, um dos pontos de referência que mais tocam a minha sensibilidade. Representa ela, para mim, o coroamento da minha vida de trabalho. O sentimento solidário que trago em mim foi o que me levou a imaginá-la e a corporificá-la em homenagem e benefício a todos aqueles que têm me ajudado a construir a minha obra, como uma forma de reconhecimento ao seu labor e dedicação. Porque também eu fui operário, e conheci de perto as dificuldades do trabalhador”.

O Plano FAF passou, em 2011, para a gestão da BRF Previdência. Ela administra atualmente quatro planos previdenciários: o Plano FAF, o Plano II, o Plano III e o Plano Família, num total de 59.037 participantes. O Plano FAF congrega hoje 13.812 participantes, tem um patrimônio de R$ 3,7 bilhões e é responsável por pagar mensalmente cerca de R$ 13 milhões em benefícios.

Attilio Fontana ainda palmilhou uma destacada carreira política, tendo sido vereador e prefeito em Concórdia, deputado federal, vice-governador de Santa Catarina, senador da República e Ministro da Agricultura. Não sem razão foi escolhido um dos mais importantes realizadores nacionais e integra a galeria dos maiores empreendedores brasileiros do século XX, eleitos pela revista Exame. No dia 7 de agosto de 2021, Attilio Fontana completaria 121 anos. Faleceu em São Paulo, aos 88 anos, no dia 15 de março de 1989.

7 de agosto de 2021.

ASBEF – Seu futuro, nossa luta.

www.asbef.org.br