16.12.2021 – Mensagem de fim de ano

Prezado (a) associado(a)

Mais um ano se passou sob o estigma aflitivo de uma pandemia inimaginável, que jogou para o fundo do poço as mais singelas quimeras do homem civilizado, transformando a realidade numa batalha diária contra a morte e a extinção, e dando à História da Humanidade um capítulo eivado de dor e de revezes.

Mas o ser humano, com a luz de Deus, é um forte e incansável guerreiro. E a esperança é inerente a seu DNA. A economia mundial, combalida e exaurida, já deu sinais de que – com ideias criativas e atos extremos -, pode se recuperar e voltar a crescer. A sociedade dos homens aprendeu, a duras e doloridas penas, pela abnegação, pela aflição e pelas mãos diligentes e sagradas da Ciência, lições decisivas de sobrevivência. Iniciativas de desapego – sociais e pessoais- sob novas denominações como empatia, resiliência, compartilhamento e protagonismo, ganharam força entre os grupos humanos, trazendo à tona os sentimentos seculares de compaixão, tolerância, solidariedade, fraternidade, misericórdia e amor.

Num ano marcado pela exceção, a ASBEF redobrou sua atenção para o comportamento dos fundos de pensão, reuniu on line sua diretoria todos os meses, permanecendo atenta à trajetória e à rentabilidade dos planos de benefícios administrados pela BRF Previdência. Apesar da adversidade, o quadro de associados pode crescer e as comunicações com eles mantiveram-se ininterruptas.

No final do período, no entanto, fomos surpreendidos pelo anúncio da BRF Previdência sobre o lançamento do Projeto de Migração do Plano FAF para o Plano III. A ASBEF não compartilha dessa ideia e a considera um quadro desvantajoso para quem decidir sair do Plano FAF, correndo riscos e se expondo a prejuízos. Tal iniciativa, que contraria todos os valores e cânones humanitários que nortearam a criação do Plano FAF por Attilio Fontana, injeta inquietude e medo no seio dos participantes dos fundos administrados pela BRF Previdência e se constitui numa precipitação.

Outro fato importante a ser destacado é a abertura pela BRF Previdência do processo eleitoral para representantes dos participantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal da entidade para os próximos três anos. A apresentação de chapas vai até 12 de janeiro de 2022 e a escolha de candidatos que se alinhem aos interesses e anseios dos participantes dos fundos é crucial.

Assim, meu caro associado, 2022 exigirá de você: atenção, coerência, juízo e sensatez frente a duas escolhas importantes. Seja ao votar naqueles candidatos que verdadeiramente defendem seus interesses no âmbito da BRF Previdência , seja a optar por permanecer no Plano FAF , zelando assim por sua velhice segura e pela continuidade do fundo criado por Attilio Fontana.

A todos, em nome da diretoria da ASBEF, um Natal iluminado pela fé, pela alegria e pelo amor e um Ano-Novo marcado pela esperança, pela paz e pela bem-aventurança!

Com nosso abraço fraterno

P/Diretoria da ASBEF
Luis Alberto Monteiro
Diretor Presidente

ASBEF – Seu futuro, nossa luta.

www.asbef.org.br