Entenda porque a troca de um plano vitalício, o Plano FAF, para um plano de contribuição definida, PLANO III, é um mau negócio e prejudicial para o seu futuro.

Convidamos você à uma reflexão sobre os impactos do projeto de migração do plano de complementação de aposentadoria que está sendo proposto pela BRF Previdência: a troca de um plano vitalício (Plano FAF) para um plano com prazo para acabar (Plano III).

Vamos explicar as diferenças entre eles para que você possa conhecer pontos importantes que lhe permitirão comparar e entender o quanto a mudança de planos tem impacto no seu futuro.

COMO É O PLANO FAF?

O Plano FAF, o seu plano, foi criado por Attílio Fontana, fundador da Sadia, com o objetivo de proporcionar uma aposentadoria justa e segura para todos os funcionários. Este plano é do tipo BD (Benefício Definido), pago de forma vitalícia como complemento da aposentadoria. Ou seja, você recebe a aposentadoria do INSS que é somada à suplementação do Plano FAF, de acordo com o regulamento, podendo chegar a até 80% do seu último salário. Isso significa que você saberá o que vai receber até o final da vida, podendo ainda passar para o seu primeiro dependente elegível, após seu falecimento, 50% desse valor mais 10% para cada um dos outros dependentes elegíveis, se houver. O Plano FAF tem como premissa  o mutualismo,  no qual todos estão envolvidos de  maneira solidária, colaborando para que todos possam ter uma renda previsível, sem influência de ações políticas, com redução do impacto das variações econômicas

COMO É O PLANO III

O Plano III é um plano CD (Contribuição Definida),   no qual chegado o tempo da sua aposentadoria você terá acesso à sua reserva financeira individual. Nesse momento você poderá resgatar até 25% da sua reserva, sobre os quais incidirá imposto de renda.   Deverá também escolher entre o valor da parcela a ser recebida ou o prazo de recebimento.  Já que a reserva financeira é finita, quanto maior o número de meses a receber, menor será a sua retirada mensal. Por outro lado, quanto maior for sua retirada mensal, menor será o número de meses em que irá receber. Escolher o número de parcelas ou o prazo de recebimento do benefício não muda o fato de que ele chegará ao fim, e isso traz instabilidade para a sua vida e seu futuro.

Em resumo. O Plano FAF é um plano vitalício e previsível. O Plano III tem prazo para acabar e está vulnerável a diversos tipos de influências externas.

COMO ISSO IMPACTA SEU FUTURO?

Estamos vivendo cada vez mais. Sabemos que é na velhice que devemos ter mais segurança financeira, seja para enfrentar eventuais imprevistos ou   aproveitar os bons momentos da vida. Independente de quanto tempo você viver, o Plano FAF continuará contribuindo para a sua segurança financeira.

No Plano III, você, eventualmente, terá que abrir mão de alguns planos e sonhos, pois com a perspectiva do fim do benefício, você terá que fazer escolhas que vão impactar os dias e anos que virão.

POR QUE EU DEVO FAZER CAMPANHA PARA NÃO MIGRAR SE A OPÇÃO É VOLUNTÁRIA?

Se você decidiu não migrar, isso pode não ser suficiente. Caso muitas pessoas migrem do Plano FAF para o Plano III, haverá uma quebra do mutualismo e um decréscimo do patrimônio do Plano FAF, com prejuízo de sua viabilidade e, por consequência, uma quebra do cumprimento de suas obrigações aos participantes remanescentes.

Numa situação extrema a patrocinadora BRF S.A. poderá retirar o patrocínio do Plano FAF e até mesmo solicitar o fechamento dele, submetendo e justificando a decisão junto à PREVIC.

Por tudo isso, além de não migrar, é importante que você divulgue, esclareça e convença o maior número de participantes do Plano FAF a também não migrar.

Esperamos ter conseguido explicar a gravidade da situação e como isso está diretamente ligado ao seu futuro. 

DIGA NÃO À MIGRAÇÃO!
PLANO FAF É A SOLUÇÃO!

Caso você ainda tenha dúvidas, entre em contato conosco.


asbef@asbef.org.br

(11) 9 9992 5553


ENTENDA MELHOR COMO É O NOSSO PLANO FAF HOJE

MIGRAÇÃO DO PLANO FAF PARA PLANO III – COMO TUDO COMEÇOU

A VERDADE SOBRE A MIGRAÇÃO DO PLANO FAF PARA O PLANO III

UMA REFLEXÃO REALISTA SOBRE A MIGRAÇÃO DO PLANO FAF PARA O PLANO III

AS DESVANTAGENS DE MIGRAR DO PLANO FAF PARA O PLANO III

QUAL A DIFERENÇA ENTRE QUEM MIGRA E QUEM NÃO MIGRA?

POR QUE FAZER CAMPANHA?

E SE MUITA GENTE MIGRAR?

SE EU NÃO MIGRAR POSSO SOFRER RETALIAÇÃO?

O QUE É MUTUALISMO?

OUTRAS PERGUNTAS E RESPOSTAS