01.06.2022 – ASBEF atenta ao desempenho financeiro dos planos administrados pela BRF Previdência.

A rentabilidade dos Planos de Previdência é um dos fatores mais importantes para que um Plano seja saudável e que possa garantir o futuro financeiro dos aposentados.

A ASBEF dentro da sua obrigação e responsabilidade perante seus associados, tem acompanhado, através do seu Comitê Financeiro, o desempenho financeiro (rentabilidade), dos Planos que a BRF Previdência administra (Planos FAF, II BD, II CD, III e Família).

Veja abaixo os números divulgados nos demonstrativos da BRF Previdência:

Observa-se que a rentabilidade dos Planos apresentou resultados muito abaixo das metas estabelecidas pela Política de Investimentos em 2021 e no acumulado de 2022. Considerando ainda que a inflação em 2021 foi de 10,06%, nenhum plano superou sequer a inflação.

A BRF Previdência, dentro da sua política de governança, apresenta trimestralmente, através de vídeo conferência, a análise do desempenho dos resultados financeiros. Nas explicações apresentadas, o desempenho abaixo do esperado está sendo impactado pelos seguintes motivos:

– O Ibovespa registrou -10,10% (negativo) no mês de abril, sendo um dos motivos, a redução no valor do preço dos commodities

– Já no cenário externo, o aumento dos casos de Covid e as novas medidas de restrições sanitárias adotadas pelo governo chinês foram suficientes para afetar a entrada e saída dos portos no país.

– O Banco Central americano sinalizou com um possível aumento das taxas de juros de 0,50% para maio, além de reduzir seu balanço patrimonial já na próxima reunião, em maio, em um valor consenso de 95 bilhões de dólares por mês para frear a alta de preços (inflação) puxada pelos segmentos de alimentos e energia.

– Já no Brasil, espera-se uma alta da Selic também para a próxima reunião e expectativa de inflação ainda alta, acentuada pelo aumento do preço do petróleo no mês.  

** Fonte das informações: BRF Previdência – Info Investimentos – maio 2022 – Edição 46.

Frente aos motivos apresentados pela BRF Previdência, a Diretoria da ASBEF entende também que o desempenho abaixo do esperado é conjuntural, ou seja, tanto o cenário nacional como o internacional tem contribuído para a baixa rentabilidade dos planos. É importante ressaltar que os investimentos dos Planos são de longo prazo com rendimentos superiores à situação atual e esperamos que essa situação melhore num médio e longo prazo para que as perdas apresentadas sejam recuperadas.

Por fim, gostaríamos de enfatizar que, independentemente dos cenários, estaremos sempre atentos analisando o desempenho dos investimentos e cobrando ações da BRF Previdência para buscar sempre resultados melhores que possam trazer maior tranquilidade a todos.

ASBEF – Seu futuro, nossa luta.

Caso você ainda tenha dúvidas, entre em contato conosco.


asbef@asbef.org.br

(11) 9 9992 5553