Em clima de harmonia e congraçamento e com presença recorde de associados, realizaram-se em 25 de abril último, as Assembleias Extraordinária e Ordinária da ASBEF.
Num primeiro bloco, a reunião Extraordinária aprovou a criação de novos cargos da Diretoria, para fazer face às novas exigências de acompanhamento e expansão de nossas atividades, em vista, principalmente, da complexidade exigida para acompanhar a evolução dos fundos de pensão, necessidade de expansão do quadro de associados e demais desafios.
No segundo bloco, na parte Ordinária, foram eleitos os novos membros da Diretoria e Conselho Fiscal para o biênio 2018 a 2020, liderados pelo novo Presidente, Luis A. Monteiro e cuja composição possui os seguintes nomes:
- Diretor Presidente – Luis Alberto Monteiro
- Diretor Vice-Presidente – Armando José Giordani
- Diretor de Relações Institucionais – Ronaldo R. S. Martins
- Diretor Administrativo – Adhemar Hirosawa
- Vice-Diretor Administrativo – Plinio Sottomaior Pereira
- Diretor Financeiro e de Tecnologia – Décio Dani
- Vice-Diretor Financeiro e de Tecnologia – José Pasianot
- Diretor Secretário – Cesar Haddad
- Vice-Diretora Secretária – Marilena Zanon
- Diretor de Marketing e Comunicação – Ademir A. Maraschin
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Vice-Diretora de Marketing e Comunicação – Lúcia Guedes
- EFETIVOS: Francisco O. Nogueira, Jorge Tashiro e Matheus Scavone
- SUPLENTES: Vitor de Jesus, Therezinha Utemberg e Juliana Caffaro
Em ambos os blocos foram esclarecidos os diversos pontos levantados pelos presentes.
Luis Monteiro fez a apresentação das demonstrações financeiras de 2017, compostas pelo balanço patrimonial, demonstração do superávit e parecer do Conselho fiscal. Após a apresentação e esclarecimento de dúvidas levantadas pelos presentes, as demonstrações foram aprovadas por unanimidade. Na sequência, também por unanimidade, foi aprovada a destinação do saldo de receitas, no valor de R$ 100.071,70, mantido em aplicações e, mais uma vez, à disposição da Diretoria para o desempenho das atividades da instituição. As Demonstrações Financeiras estão disponíveis para consulta no site da ASBEF.
No terceiro grupo de assuntos, foram realizadas exposições sobre as diversas atividades desenvolvidas pela Diretoria, no período de abril/2017 (última Assembleia) até o momento atual.
O presidente cujo mandato se encerra, Francisco O. Nogueira fez detalhada exposição das atividades realizadas naquele período sob sua liderança, destacando:
– Os objetivos permanentes da Associação, principalmente, o de agir em defesa dos interesses dos seus associados e o compromisso com a manutenção de nossos planos de previdência;
– O fato de termos atingido a expressiva marca de 927 associados, número que vem crescendo ano a ano, como resultado dos esforços desenvolvidos;
– As ações realizadas, como por exemplo a elaboração e distribuição de mais de 5.000 (cinco mil) cartilhas para aposentados que ainda não são associados , explicando o que é a ASBEF, a importância e o convite para se associarem e em preparação com o mesmo objetivo de alcançarmos uma gama cada vez maior de associados. Ressaltou, em especial, o vídeo institucional da ASBEF que está sendo elaborado mostrando a necessidade de nos mantermos alertas para a vigilância e defesa dos recursos dos nossos planos.
Destacou ainda a necessidade de corrigir os valores das contribuições anuais dos associados, as quais são praticadas com os valores definidos por ocasião da fundação da ASBEF, em 2009. Os novos valores, cujos boletos serão emitidos em junho de cada ano, para todos os associados, foram fixados em R$ 40, R$ 60, R$ 120 ou acima de R$ 120.
Em seguida, o novo Diretor de Marketing e Comunicação, Ademir A. Maraschin fez apresentação sobre os diversos problemas enfrentados pelos fundos de pensão, principalmente os estatais. Foram baixadas novas normas, exigindo a presença de auditor credenciado pela CVM, como se já não houvesse normatização e órgãos de fiscalização suficientes, e que – destaque-se – não impediram que várias ações temerárias fossem executadas nos últimos anos.
Expôs também sobre os rombos nos fundos municipais de pensão, com o lançamento de debentures por parte de empresas fantasmas, gerando rombos milionários também nesses fundos.
Notícias recém divulgadas pela imprensa, dão conta de que mais de 200 (!) cidades sofreram esse tipo de fraude, com perdas na casa de R$ 15 bilhões.
Destacou, por fim, a necessidade de vigilância e acompanhamento permanente das atividades e contas de nossos fundos, atividade insubstituível, já que ninguém melhor que os próprios beneficiários para cuidar dos recursos que suportam seus benefícios.
Na sequência, falou o atual Vice-Presidente da Diretoria, Armando Giordani, com ampla exposição sobre as contas dos fundos geridos pela BRF Previdência, destacando os bons resultados obtidos no exercício de 2017 e também os desafios que se impõem em face da conjuntura econômica por que passa o país.
Convidado especial para o evento, o nosso representante no Conselho Deliberativo da BRF Previdência, Julio Cavasin, expôs com mais detalhes a situação daquela entidade.
Destacou os resultados do exercício de 2017, em que foi superada a meta atuarial em todos os planos.
Quanto ao plano FAF, o superávit alcançou R$ 452 milhões, o que tranquiliza os participantes desse plano.
Sua atuação junto ao conselho tem sido pautada pelo compromisso de informar da melhor maneira todos os participantes e sempre com muita transparência, como tem sido feito pela Diretoria Executiva daquela entidade.
Apresentou a posição dos planos I, II, III e FAF a respeito dos investimentos em ações da BRF, que não apresentam grande relevância no total das carteiras.
Discorreu também sobre as principais ações para 2018:
1- Incorporação do plano I pelo plano II;
2- Implantação de escritório regional em SC, a exemplo dos implantados no MT e MG;
3- Concessão de empréstimos aos associados via internet;
4- Programa de preparação para a aposentadoria dos participantes ativos.
Por fim, na ultima parte da reunião, foram ouvidas as mais diversas sugestões apresentadas pelos participantes, destacando-se as ideias para aumento no quadro de associados. Foram sugeridas ações especificas, tanto junto aos que já são associados, quanto ao público potencial, destacando a cobertura que a Associação pode prestar a eles, sempre dentro dos objetivos destacados.
Foi explicitada pelos participantes, a importância de conscientizar os associados (as) para que os mesmos façam um reforço de comunicação junto aos antigos ex-companheiros da Sadia ou Perdigão informando-os sobre as atividades da ASBEF e convidando-os para que se associem.
A nova diretoria de Marketing e Comunicação irá apresentar aos demais diretores, plano de ação visando justamente esse objetivo de angariar mais associados.