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Diretores da ASBEF se reuniram com diretores da BFPP, na sede desta última, no dia 20 de maio de 2014 para discutir e esclarecer alguns pontos que vêm inquietando os participantes dos fundos de pensão, sobretudo os assistidos. Na pauta do encontro constaram os temas: falta de comunicação e esclarecimento sobre aumentos na taxa de administração, casos de atraso no crédito mensal do benefício (em especial no Banco Bradesco), criação e disponibilização de holerite mensal aos assistidos, emissão de carteirinha de aposentado para apresentação nos varejos, divulgação regular das informações financeiras dos fundos, situação das ações processuais movidas contra o fundo FAF por participantes residentes em Toledo e Concórdia e demora em responder às consultas de assistidos que buscam esclarecimentos junto à BFPP.
Pela BFPP estiveram presentes o Diretor Superintendente, Francisco Ferreira Alexandre, a Diretora Administrativa e de Seguridade, Rosane von Mecheln e o Diretor de Investimentos, Hugo Saito. Pela ASBEF compareceram o Diretor Presidente, Ademir Maraschin, o Vice Presidente, Francisco Nogueira e o Diretor de Relações Institucionais, Ronaldo Martins. Na ocasião, os diretores da ASBEF visitaram as novas instalações da BFPP em São Paulo , situadas na Av. Paulista, 2.439, 10° andar. Todos os temas do encontro foram debatidos em clima de cordialidade e descontração.
Sobre o recente aumento na taxa de administração, que em 2014 passou de 0,39{28541dc4d20783800f949dc16383576cdaf7517f4e5380999f779b1921c1c214} para 0,78{28541dc4d20783800f949dc16383576cdaf7517f4e5380999f779b1921c1c214}, o Diretor Superintendente Francisco Alexandre esclareceu que a majoração teve como objetivo unificar as taxas, por imposição da legislação do setor, uma vez que não pode haver diferenciação por classe de participante. Francisco Alexandre justificou a falha de comunicação com os participantes em virtude de problemas gerados pela recente mudança de local da sede da BFPP. Com isso, contratempos com a telefonia e com o número insuficiente de atendentes agravaram o fornecimento correto de informações . Segundo o Superintendente, novas ações já estão sendo adotadas para que as comunicações sejam proativas e assíduas. Já foram contratados mais dois atendentes , o que deverá agilizar o atendimento daqueles que buscam esclarecimentos junto à BFPP.
Com relação aos recentes episódios no último dia do mês de atraso no depósito do benefício mensal de alguns assistidos, em especial correntistas do Banco Bradesco, a diretoria da BFPP já detectou que houve problemas com a transmissão dos arquivos para aquele banco, em função de ataque de hackers. A Diretora Administrativa e de Seguridade, Rosane von Mecheln esclareceu que a BFPP já está tomando providências para que tal incidente não volte a ocorrer.
A criação e a disponibilização de holerite de pagamento aos assistidos é um anseio antigo que já está em processo de desenvolvimento pela BFPP, segundo seus diretores, e cuja implantação para acesso on line está prevista para setembro deste ano.
Segundo a diretoria da BFPP a criação da carteirinha de beneficiário é uma iniciativa que também já está em estudo e pretende ser implantada na sequência da oficialização do novo nome da entidade, que passará a ser chamada BRF Previdência Privada, após a aprovação por parte da PREVIC. A carteirinha servirá aos assistidos principalmente, para a obtenção de descontos quando da compra de produtos nos varejos da BRF.
Sobre a divulgação de informações financeiras, a diretoria da BFPP garantiu que irá divulgar os demonstrativos financeiros em seu site a cada dois meses, logo após submetê-los ao Conselho Deliberativo. Dessa forma, já nos próximos dias deste mês serão divulgados os números de março e de abril de 2014, e assim sucessivamente, propiciando aos interessados conhecer os resultados mais rapidamente.
Tem causado preocupação aos participantes do Plano FAF o impacto na saúde do fundo dos processos que algumas pessoas estão movendo contra a BFPP. Segundo os diretores da entidade, essas ações têm origem em Toledo e Concórdia e de maneira geral pleiteiam benesses não preconizadas e misturam contrato de trabalho com contrato previdenciário. A BFPP contratou escritório especializado de advocacia para montar as defesas e, segundo seus diretores, a entidade está tranquila quanto ao desfecho do embate jurídico.
Na ocasião do encontro, o Diretor Superintendente, Francisco Alexandre, e o Diretor de Investimentos, Hugo Saito, fizeram uma preleção especial sobre a rentabilidade de 2013. Segundo os executivos, a rentabilidade ficou abaixo da meta porque o ano foi atípico para aplicações em renda fixa. Houve alteração na curva de juros que causou impacto nos títulos de renda fixa marcados a mercado. Esse episódio, no entanto, não implica a realização de prejuízo, já que na liquidação de tais títulos o rendimento é aquele que foi contratado. O fundo alongou sua carteira de títulos para melhor se ajustar às necessidades de cobertura dos compromissos atuariais. Atualmente, do valor de R$ 1,03 bilhão aplicado em renda fixa, 40{28541dc4d20783800f949dc16383576cdaf7517f4e5380999f779b1921c1c214} são de aplicação não flutuante e 60{28541dc4d20783800f949dc16383576cdaf7517f4e5380999f779b1921c1c214} marcados a mercado.
Embora em novo endereço, o telefone de atendimento da BFPP continua o mesmo: 0800 702 4422, assim como o endereço eletrônico de atendimento: atendimento.bfpp@brf-br.com
São Paulo, 27 de maio de 2014.