No dia 09/10/2023 a Diretoria da ASBEF teve uma reunião com a Sra Juliana Ferraz, coordenadora dos Planos de Saúde da VP de Gente, Sustentabilidade e Digital da BRF S/A.
A Sra Juliana nos informou que a partir de 15/10/2023 seriam enviadas cartas aos aposentados informando os índices de reajustes dos planos de saúde executivos Sul América e Unimed vigorando a partir de 01/10/2023, a serem pagos na mensalidade com vencimento em 20/11/2023. Os índices informados por ela são os seguintes:
- Plano Sul América: aumento de 28,5%
- Plano Unimed: aumento de 132,9%
Caso haja interesse do aposentado, foi mencionada também a possibilidade de fazer um downgrade e permanecer nos planos administrados pela BRF S/A. Caso essa seja a opção escolhida, entrar em contato com a BRF S/A através do Service Desk 0800 286 7777 para se informar sobre as opções disponíveis e os procedimentos para essa transição.
Com a impossibilidade de redução ou revogação dos índices de reajuste informados, entendemos que, além do downgrade, existem as seguintes opções para os participantes desses planos:
- Absorver o aumento e continuar no plano executivo;
- Sair dos planos administrados pela BRF S/A e, usando a portabilidade para evitar carências e exclusões, trocar de Operadora de Saúde. Neste caso o beneficiário terá que fazer uma pesquisa/seleção e ver qual operadora e plano melhor lhe atendem na região onde reside;
- Entrar com procedimento judicial para contestar o aumento aplicado e/ou o tratamento diferenciado entre ativos e inativos. Neste caso o resultado poderá ser positivo ou negativo, dependendo das decisões judiciais. A ASBEF solicitou em 2021 parecer jurídico de advogados especializados nesse assunto que poderão ser acessados no site da ASBEF através do link https://asbef.org.br/html/wp-content/uploads/2021/09/20210910_Noticia.pdf. Através desse mesmo link poderá ser encontrada lista com alguns escritórios de advocacia especializados caso haja interesse em fazer uma consulta.
É importante deixar claro que a decisão de entrar com uma ação deve ser sempre muito bem avaliada por cada beneficiário(a) já que ela tem os seus riscos e custos que são da responsabilidade de cada um, não podendo a ASBEF, na condição de associação, ser chamada a compartilhar com tais custos e riscos.
A ASBEF continuará acompanhando este assunto, comprometendo-se a divulgar aos associados toda e qualquer decisão que venha a afetar seus benefícios, buscando harmonia e entendimento onde quer que seja possível intervir.
Ronaldo Saunier Martins
Diretor Presidente
ASBEF – Seu futuro, nossa luta.
Caso você ainda tenha dúvidas, entre em contato conosco.