A ASBEF foi criada espontaneamente por um grupo de ex-funcionários aposentados das empresas Sadia, atentos às mudanças societárias, administrativas e econômicas em curso desde 2008 na mantenedora da Fundação Attilio Francisco Xavier Fontana. Foi constituída nos termos do Artigo 53 do Código Civil Brasileiro, congregando os participantes e assistidos da FAF que, espontaneamente, queiram se filiar e participar das atividades de uma agremiação representativa e atuante.
Objetivos:
a) Representar e defender, onde e quando couber, os direitos previdenciários de seus associados;
b) Manter vivo o espírito de solidariedade e de participação de seus associados;
c) Participar direta ou indiretamente de programas securitários de interesse de seus associados;
d) Desenvolver a prática de atividades culturais e de lazer;
e) Apresentar a órgãos Públicos e entidades privadas propostas sobre programas securitários de interesse de seus associados,
Essas propostas e ações tornaram-se imprescindíveis num momento decisivo da história da empresa patrocinadora e da vida de todos aqueles que durante os últimos 65 anos emprestaram a ela sua força de trabalho.
A reversão da decisão de extinção da FAF, longe de tranquilizar todos os beneficiários, trouxe a certeza de que somente a vigilância atenta e a participação efetiva nos fatos que envolvem os associados podem proporcionar confiança nessa quadra de suas vidas.
Filiar-se à ASBEF é uma maneira de estar permanentemente atento.